Rancho Folclórico Flores da Casa do Povo de Tentúgal

Nome: Rancho Folclórico Flores da Casa do Povo de Tentúgal

Morada: Largo do Rossio nº 26

Código postal: 3140 – 557

Email: ranchotentugal@hotmail.com

Pessoa de contato: Cristina Portela

Contato de responsável: 914 424 441 ou 924 296 339

Historial, data de fundação e principais atividades:

O Rancho Folclórico Flores das Casa do Povo de Tentúgal foi fundado a 9 de novembro de 1963. A sua primeira atuação foi realizada no dia 17 de julho de 1964, nas festas da Senhora do Carmo, padroeira de Tentúgal. Este grupo tem como finalidade, preservar e promover as tradições das gentes do baixo Mondego, nomeadamente ao nível das romarias, rezas e cantares, dança, gastronomia, atividades da lavoura, lendas, crenças e costumes.

Para além da dança e dos cantares, existem diversas atividades dinamizadas por este grupo, nomeadamente as representações da lã, do linho, dos farrapos, das escamisadas, da matança do porco, o cantar às almas santas, a chocalhada, a serração da velha, bem como o cantar do rei.

O Rancho Folclórico Flores da Casa do Povo de Tentúgal atua, sobretudo, na freguesia, podendo estar presente, também, no resto do país. Anualmente, organizam a feira, à moda antiga, na Senhora dos Olivais, na qual recriam uma feira típica dos finais do século XIX, com personagens da época e com o apoio de diversos figurantes.

Botão Voltar ao Topo