Capela de São Jorge

Início de Construção: 1687
Estilo Arquitetónico: Contígua ao Solar dos Gavichos, tem corpo quadrado de pequenas dimensões, com sacristia. Possuía campanário com sino, com entrada pelo interior e pelo exterior, sendo que apenas esta última se mantém, uma vez que foi colocada uma parede pelo lado interior. Encontra-se totalmente vazia, sem qualquer elemento artístico (Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, s/d).
Apresentava um retábulo de talha dourada muito rica com quatro painéis pintados e uma imagem de S. Jorge matando o dragão. Para além disso, possuía, ainda, várias imagens de pedra do século XVII (Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, s/d). Para a capela, davam duas janelas interiores, que serviam para os senhores da casa ouvirem missa, nomeadamente uma na parede poente, com cercadura de pedra sem balcão, e outra na parede norte, com varanda de madeira. Estas janelas encontram-se, atualmente, tapadas por uma parede, que impede o acesso interior à capela. Na sacristia, existia um lavabo de pedra, também do século XVII, que foi colocado na parede de uma das salas da casa (Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, s/d).
História: Capela mandada construir em 1687 pelo Dr. Manuel Lopes Gavicho, com licença do Bispo-Conde D. João de Mello. A primeira missa realizou-se a 25 de junho de 1687. Desconhece-se em que altura foi desmantelada, bem como o paradeiro das imagens e retábulo que aí existiam (Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, s/d).
Em dia do Corpo de Deus, fazia-se, às custas do morgado, uma procissão com S. Jorge a cavalo. Um único membro da família foi batizado nesta capela, segundo os livros paroquiais da vila. Foi realizado o batismo a 20 de fevereiro de 1786, tendo o Reverendo Padre Frei António de S. Tiago Botelho, monge de S. Jerónimo, celebrado a cerimónia (Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, s/d).
A criança recebeu o nome de Jorge, santo padroeiro da casa e filho primogénito de João António Lopes Gavicho de Amorim Pessoa, senhor do morgado, e de D. Maria Isabel de Moura Ravasco Manuel, sua mulher e senhora de outro morgado (Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, s/d).
Referências Bibliográficas:
Câmara Municipal de Montemor-o-Velho (s/d). Capela de S. Jorge. Disponível em: https://cm-montemorvelho.pt/index.php/component/k2/item/189-capela-de-s-jorge