Capela de Nossa Senhora das Dores

Fonte: Junta de Freguesia de Tentúgal

Localização: Beco Pintor Manuel Pinheiro, Tentúgal (próximo da Igreja da Misericórdia, em Tentúgal).

Construção: Início da construção no século XVIII.

Estilo Arquitetónico: De planta retangular com nave única, a fachada desta capela, provida de portal pertencente ao estilo Joanino (D. João V), apresenta moldura em verga reta, que é ladeada por pilastras hermes, encimada por arquitrave (sobrepujada por frontão de aletas) e centrada por um escudo da Paixão. Este escudo está encimado por um óculo quadrilobado em tímpano. A fachada é completada por dois pináculos (Castro, 2016).

História: Construção dedicada, inicialmente, à Senhora da Oração, esta capela, situada à entrada de Tentúgal, pertence ao estilo renascentista, tendo começado a ser construída no século XVIII (Castro, 2016).

Castro, P. (2016). Capela de Nossa Senhora das Dores. Disponível em: https://www.visitarportugal.pt/coimbra/montemor-velho/tentugal/capela-nossa-senhora-dores