Busto Dr. Armando Gonsalves

Fonte: Soares (2020)

Data de inauguração: 6 de dezembro de 2003.

Materiais da Peça:
– Busto: vidraço;
– Pedestal: pedra calcária.

Dimensões da Peça: 80cm (altura) x 55cm (comprimento) x 36cm (largura).

Descrição: Busto de arte contemporânea de inspiração realista. Assente sobre um pedestal com forma de um paralelepípedo, com inscrições na parte frontal “DR. ARMANDO / GONÇALVES / MÉDICO-HUMANISTA / E BENEMÉRITO / 1879-1955 / CONHECIDO COMO O PAI DOS POBRES” (Direção Regional de Cultura do Centro, 2018).

O escultor António Nogueira retrata o Armando Gonçalves, realçando marcas e feições, que denunciam uma mimética do real, característica que podemos constatar nas obras do autor, espalhadas em vários pontos do país, nomeadamente no concelho de Montemor-o-Velho (DRCC, 2018).

História: Obra promovida pela Junta de Freguesia de Tentúgal, em homenagem ao Dr. Armando Gonçalves, conhecido como um médico benemérito, pela ajuda que prestava aos pobres, no seu tempo (DRCC, 2018).

Direção Regional de Cultura do Centro (2018). BUSTO DO DR. ARMANDO GONÇALVES. Disponível em: https://www.culturacentro.gov.pt/pt/museus/museu-virtual-de-arte-publica/coimbra/montemor-o-velho/armando-goncalves/